Estão abertas as inscrições para o programa de reconhecimento Jovens Transformadores Ashoka
Estimular crianças e jovens a analisarem os desafios da vida cotidiana e a produzirem soluções para eles é a mais importante alfabetização. É o que diz a Ashoka, organização pioneira no campo do Empreendedorismo Social e articuladora do movimento Um Mundo de Pessoas que Transformam. "Há 40 anos observamos que o protagonismo na infância e na adolescência é fundamental para formar pessoas engajadas com o combate às desigualdades e preparadas para viver em um mundo plural", diz Helena Singer, líder da estratégia de Juventude da Ashoka na América Latina. Por essa razão, nos últimos anos, a Ashoka vem formando uma rede de jovens que já reconhecem a sua potência e se dedicam a despertar em outras pessoas a capacidade de assumir uma postura ativa nos processos de transformação social.
O programa é voltado para quem tem entre 12 e 19 anos. "É uma oportunidade de integrar uma comunidade global, com acesso a workshops, orientação estratégica e parcerias com criadores de conteúdo para aumentar o impacto social de iniciativas lideradas por jovens. O programa ainda oferece jornadas de desenvolvimento de projetos com grupos de jovens e empreendedores sociais que têm compromisso com o bem comum," explica Midria Pereira, coordenadora do programa de Juventudes da Ashoka no Brasil.
Midria conhece na prática o programa, pois ela mesma foi reconhecida como Jovem Transformadora Ashoka, em 2019, por construir, com outros estudantes, as condições para contar suas próprias histórias e vivenciar uma cidadania plena. Midria é coorganizadora do Slam USPerifa, um campeonato de poesia falada, que cria encontros e acolhida para as inquietações de estudantes negros e periféricos que ingressam na USP. Aqui você conhece outros perfis de jovens brasileiros reconhecidos pelas Ashoka: bit.ly/jotasbrasil
As inscrições podem ser feitas até 15/02/2023 pelos jovens interessados no programa. A Ashoka também aceita a indicação de jovens por seus professores/as, líderes comunitários/as e empreendedores/as sociais.
Educadores/as, criadores/as de conteúdo, empreendedores/as sociais, lideranças comunitárias e familiares podem ajudar a divulgar esta chamada, usando as postagens do Instagram da @ashokabrasil ou criando conteúdos próprios.
O que é preciso para se qualificar no programa?
- Ter entre 12 e 19 anos;
- Ter identificado um problema social urgente e perturbador;
- Ter criado uma equipe para resolver esse problema;
- Já ter gerado uma mudança positiva em sua comunidade, escola ou região.
Como se inscrever?
Responda ao Formulário de Inscrição pelo bit.ly/jotas2023. A chamada estará aberta até 15/02/2023. Quem tem acesso precário à internet, pode baixar o Formulário de Inscrição ou de Nomeação em PDF e enviar a inscrição por email para Midria Pereira [email protected], com cópia para [email protected].
O que significa ser uma pessoa Jovem Transformadora?
Jovens Transformadores estão em todos os lugares e contextos sociais, independente de gênero, raça, crença, instrução ou identidade. Encontraram seu poder para gerar mudanças sociais e estão prontas para assumir o papel de influenciadoras das juventudes. Ser Jovem Transformador Ashoka é fazer parte de uma rede de pessoas que reconhecem seu poder de agir, que criam soluções e transformam sistemas para que o mundo seja um lugar melhor para todas as formas de viver.
Quem já faz parte da rede Jovens Transformadores Ashoka?
Conheça mais sobre a jornada de Jovens Transformadores Ashoka em vídeo
Jovens Transformadores Ashoka no Brasil
Jovens Transformadores Ashoka no mundo
Como ficar por dentro?
As informações para o programa Jovens Transformadores Ashoka são divulgadas em nossas redes sociais. Siga o Instagram e o Facebook da @ashokabrasil em ambas as plataformas e fique por dentro desta e de outras oportunidades. O processo de seleção para Jovens Transformadores Ashoka ocorre uma vez por ano.