O Desafio, o Mapeamento e seus benefícios
Trilhando a Transformação: Desafio de Inovações em Turismo Sustentável apoiará iniciativas de mudança promissoras, ou seja, ideias com o potencial para transformar positivamente a realidade do setor em suas quatro dimensões fundamentais: social, ambiental, cultural e econômica. Pretende ainda valorizar soluções construídas para o turismo sustentável diante da pandemia e seus impactos.
Além do prêmio financeiro, de mentoria e aceleração destinado às três iniciativas vencedoras, o Desafio prevê a construção de uma plataforma digital colaborativa para todas as iniciativas se conectarem com seus pares. Para as 10 finalistas, serão produzidos conteúdos audiovisuais destinados a apresentar e divulgar as propostas.
Além disso, as equipes da Ashoka Brasil e CTG Brasil trabalharão conjuntamente no intuito de interagir com as propostas dos participantes e de fornecer respostas e retornos qualificados de forma contínua.
Outra meta do Desafio é promover geração de inovação e tecnologia social para o Turismo Sustentável pós-Covid-19, buscando replicabilidade e escalabilidade no território brasileiro como um todo. Ou seja, trata de construir mudanças sistêmicas, relativas a comportamentos, práticas de mercado, políticas públicas e industriais, dentre outras.
A iniciativa é marcada por seu ineditismo: primeiro, surgindo de forma pioneira no cenário de pandemia e sobretudo na ativação de uma rede de empreendedores sociais e comunidades para o Turismo Sustentável capazes de dialogar e construir soluções conjuntas para o futuro, acompanhada de medidas de aceleração e apoio das inovações sociais por meio de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).
O projeto terá duração de dois anos e será desenvolvido em duas fases. O primeiro ano será destinado sobretudo à busca ativa e seleção de inovações sociais. Já o segundo ano será dedicado ao financiamento de pesquisa e desenvolvimento das 3 iniciativas selecionadas, aos processos de aceleração* e à publicação do Mapeamento de Tendências.
(Foto: Henrique Manreza/Arquivo CTG)
O que é um processo de aceleração?
O processo de aceleração, no âmbito da parceria Ashoka Brasil e CTG Brasil referem-se às seguintes metodologias:
- Bootcamp: Treinamentos presenciais com os empreendedores sociais selecionados para a discussão e análise estratégica da aplicabilidade de suas inovações.
- Mentoria: A partir de uma instância de governança multidisciplinar composta por Fellows Ashoka, Equipe Ashoka Brasil e colaboradores CTG Brasil, serão desenvolvidas ações de mentoria e acompanhamento dos projetos selecionados.
- Imersão em campo: para entender como as inovações vencedoras podem ser pensadas no contexto de um território de atuação da CTG Brasil, por meio de uma imersão entre inovadores, atores locais e equipes e redes Ashoka e CTG Brasil.